segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Os Povos Asiáticos



Na Ásia vive mais da metade do gênero humano, devido a isso os principais troncos étnicos são encontrados neste continente. No sudoeste asiático são encontrados os povos turcos, iranianos, semitas e irânicos. Separado pela Cordilheira do Himalaia, situam-se o povo indiano e seu mosaico étnico a sul e oeste; e a norte e leste está uma raça denominada mongolóide.

Foi no interior da Ásia que se formaram os primeiros povos. Os chineses invadiram a Ásia Central. O povo mongolóide ocupou o arquipélago japonês. Os arianos da Índia, as terras situadas no noroeste do subcontinente. Os povos turcos são recentes na região, uma vez que foram empurrados a este local devido às invasões mongóis. Os povos do Cáucaso situam-se ao lado de povos irânicos e, ainda, os curdos, que se estendem por zonas da Turquia, Irã, Iraque e Síria.

Ainda que o clima rigoroso da Sibéria seja pouco apropriado à fixação humana existem populações que ali residem, principalmente nas cidades. Existem ainda os que resistem ao frio e se encontram em locais mais afastados do centro, como os samoiedos e os iacutos, do grupo turco. Os povos mais antigos da região estão no extremo oeste e são os paleossiberianos, de caracteres étnicos mongolóides pouco diferenciados, junto com os esquimós do mar de Bering. Já os povos manchus são minorias na Manchúria, que hoje é habitada por imigrantes chineses, em sua maioria.

Tantas etnias são permeadas por muitas histórias e é isso que faz do continente asiático tão fascinante. Um enigma ficou guardado por muito tempo na Turquia formada por povos eurasianos, que vivem no norte, centro e oeste da Eurásia. O que poderia estar por trás da cultura deste povo? Descubra em “O Segredo do Gênesis”.

Um comentário:

  1. POVO MONGOL...E NÃO MONGOLÓIDE.
    PRECISA DE MAIOR CUIDADO COM A ESCRITA.

    ResponderExcluir