terça-feira, 20 de julho de 2010

Rob Luttrell e o jornalismo investigativo



A reportagem investigativa realizada pelo correspondente de guerra Rob Luttrell foi crucial para desvendar o mistério em torno do segredo do gênesis. Foi através dela que os envolvidos conseguiram um norte para a solução dos crimes narrados na história. A reportagem investigativa não deve ser feita de forma isolada, por isso o jornalista conta com o apoio de profissionais de outras áreas, como arqueólogos, geólogos e policiais.

Para embasar este tipo de reportagem, vale apresentar alguns trechos do livro Anatomia da Reportagem do repórter especial da Folha de S. Paulo Frederico Vasconcelos. O jornalista apresenta alguns itens fundamentais a uma boa investigação.

•Devem ser constatados os riscos envolvidos e que seja assegurada à retaguarda jurídica para garantir ao repórter o exercício tranqüilo de seu trabalho.

•As contestações devem ser evitadas, por isso uma boa apuração é fundamental.

•Ao tomar conhecimento de algum fato que mereça investigação, o jornalista deve procurar, antes de sair a campo, levantar todas as informações possíveis sobre o fato. Deve saber os eventuais interesses de quem está sugerindo a reportagem e avaliar se há interesse público no que será investigado.

•O jornalista não pode depender de uma única fonte. Mesmo confiando plenamente no seu informante, é saudável ouvir a opinião de outras pessoas de confiança, se possível.

•É recomendável pesquisar em outras publicações sobre os personagens centrais. Os casos apurados geralmente têm ramificações.

Leia mais clicando aqui.


Uma reportagem deve então ser bem apurada, equilibrada e feita mediante todo cuidado. O jornalista é o responsável por tudo o que apresentar. Este é o grande desafio de Rob Luttrell, investigar e auxiliar toda uma equipe especializada para desvendar crimes e segredos de um mistério de 10 mil anos de idade.

Leia O Segredo do Gênesis e fique a par do trabalho desta grande equipe!

Um comentário:

  1. Jornalismo investigativo é a melhor parte da profissão. Para tudo o que vc faz é necessário investigação. Editorias: Policial, Política, Cultura, Cidade, Economia... para tudo é inevitalvelmente fazer checagem, ver várias fontes para saber realmente o que acontece e não ser partidário. Jornalismo é ser isento. Ser a voz para o povo, do que realmente acontece ou aconteceu!

    ResponderExcluir