sexta-feira, 9 de julho de 2010

O misterioso templo Gobekli Tepe

Esta construção muito antiga e enigmática é o ponto central da trama de “O Segredo do Gênesis”. O nome Gobekli Tepe significa “monte com barriga” ou “monte com umbigo”, em turco. Fica a nordeste da cidade de Sanliurfa, no Oriente Médio, bem no meio do deserto e perto da fronteira com a Síria. E é para lá que vai nosso herói, Rob Luttrell, para fazer uma matéria sobre o templo após cobrir a guerra do Iraque.

Este templo fantástico foi erguido por nômades, que viviam da caça e da coleta, por volta do ano 10.000 a.C. Há quem diga por aí que Gobekli pode ter sido o próprio Jardim do Éden!

Tudo indica que era um lugar de culto (o mais antigo já descoberto pelo homem). E como Rob observou, o complexo é formado por diversos pilares em forma de T, todos com desenhos de animais esculpidos: leões, touros, raposas, pássaros, cobras, aranhas, diversos insetos, etc. E é com o arqueólogo Franz Breitner e sua assistente, Christine Meyer, que o jornalista de Londres aprenderá muito mais sobre Gobekli Tepe.



E aí, quer saber mais sobre este grande mistério da humanidade? É só continuar acessando o blog e interagindo nas nossas redes sociais!

Dia 12 de julho, próxima segunda, “O Segredo do Gênesis” estará disponível nas livrarias de todo o Brasil e você poderá acompanhar Rob Luttrell desvendando este enigma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário