terça-feira, 27 de julho de 2010

A tensão política entre curdos e turcos



Um dos temas abordados na obra de Tom Knox é a tensão que existe entre dois povos: os curdos e os turcos. Mas por que existe essa instabilidade? Nós explicamos para você!

Os curdos não são árabes. São uma etnia composta principalmente por muçulmanos sunitas. Seu idioma é indo-europeu do ramo persa e eles habitam a região montanhosa e desértica entre as fronteiras do Iraque, do Irã, da Síria e da Turquia. Há também comunidades curdas expressivas no Líbano, na Armênia e no Azerbaijão. Existem, hoje em dia, cerca de 30 milhões de curdos no mundo. Metade deles vive na Turquia, sendo a maioria no sudeste do país.

Por boa parte de sua existência, os curdos foram subjugados. Na história contemporânea, Irã, Iraque e Turquia têm resistido à criação de um Estado curdo, e os grandes países do ocidente não parecem se interessar em incentivar a causa curda. O nacionalismo curdo cresceu na década de 1890, quando o Império Otomano começou a decair. O Tratado de Sevres, de 1920, impôs o território da Turquia que conhecemos hoje após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e prometia ao povo curdo sua tão sonhada independência.

Porém, em 1923, o líder turco Kemal Ataturk, considerado o pai da Turquia secular, desrespeitou com o tratado. Revoltas curdas nos anos 1920 e 1930 foram reprimidas pelo exército turco. Os curdos não foram reconhecidos como outra etnia e foram proibidos de falar sua língua em público.

Foi isso que gerou tamanha tensão. E é no meio de toda esta tensão que se vê Rob Luttrell, enquanto faz uma cobertura jornalística da escavação do templo Gobekli Tepe.

Quer saber mais sobre os curdos e os turcos? Leia “O Segredo do Gênesis” e conheça a fascinante história desses povos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário