sexta-feira, 30 de julho de 2010

Assassinatos em série famosos



A História está repleta de casos famosos de homicídios em série. Serial killers sempre foram tema de livros, filmes e até séries de televisão! Em “O Segredo do Gênesis”, o inspetor Forrester se depara com casos macabros que remetem a sacrifícios humanos e tudo isso pode estar diretamente ligado ao misterioso templo Gobekli Tepe... Conheça agora alguns dos casos de assassinatos em série mais famosos de todos os tempos!

No Reino Unido, onde se passa grande parte de “O Segredo do Gênesis”, Rosemary West foi sentenciada à prisão perpétua em novembro de 1995 por dez assassinatos. Além disso, ela é suspeita de outros nove crimes. Dez cadáveres foram encontrados em Gloucester, na chamada “Casa dos Horrores” e entre eles estavam os corpos das filhas de Rosemary e seu marido, Frederik. Ele cometeu suicídio na prisão, em janeiro de 1995, após confessar 12 homicídios.

E quem não conhece o famoso caso de Jack, “o estripador”? Ele matou várias prostitutas em no subúrbio londrino, em Whitechapel, no ano de 1888. Sua história se transformou em um mito e ele é uma das maiores referências no que se trata de assassinos seriais. Sua identidade, entretanto, jamais foi revelada.

Será que o inspetor Forrester vai conseguir penetrar nas mentes perturbadas do assassino que persegue para poder capturá-lo? Leia “O Segredo do Gênesis” e descubra! Se quiser conhecer mais assassinatos famosos ao redor do mundo, clique aqui.

terça-feira, 27 de julho de 2010

A tensão política entre curdos e turcos



Um dos temas abordados na obra de Tom Knox é a tensão que existe entre dois povos: os curdos e os turcos. Mas por que existe essa instabilidade? Nós explicamos para você!

Os curdos não são árabes. São uma etnia composta principalmente por muçulmanos sunitas. Seu idioma é indo-europeu do ramo persa e eles habitam a região montanhosa e desértica entre as fronteiras do Iraque, do Irã, da Síria e da Turquia. Há também comunidades curdas expressivas no Líbano, na Armênia e no Azerbaijão. Existem, hoje em dia, cerca de 30 milhões de curdos no mundo. Metade deles vive na Turquia, sendo a maioria no sudeste do país.

Por boa parte de sua existência, os curdos foram subjugados. Na história contemporânea, Irã, Iraque e Turquia têm resistido à criação de um Estado curdo, e os grandes países do ocidente não parecem se interessar em incentivar a causa curda. O nacionalismo curdo cresceu na década de 1890, quando o Império Otomano começou a decair. O Tratado de Sevres, de 1920, impôs o território da Turquia que conhecemos hoje após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e prometia ao povo curdo sua tão sonhada independência.

Porém, em 1923, o líder turco Kemal Ataturk, considerado o pai da Turquia secular, desrespeitou com o tratado. Revoltas curdas nos anos 1920 e 1930 foram reprimidas pelo exército turco. Os curdos não foram reconhecidos como outra etnia e foram proibidos de falar sua língua em público.

Foi isso que gerou tamanha tensão. E é no meio de toda esta tensão que se vê Rob Luttrell, enquanto faz uma cobertura jornalística da escavação do templo Gobekli Tepe.

Quer saber mais sobre os curdos e os turcos? Leia “O Segredo do Gênesis” e conheça a fascinante história desses povos!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Terrorismo em pauta



A palavra se refere a “uma estratégia política, por excelência” e se faz pelo emprego de violência, tanto de caráter físico, quanto psicológico. Ocorre em todos os tempos, principalmente quando não temos guerra declarada. Indivíduos ou grupos políticos que se apresentam contra alguma ordem estabelecida promovem ataques terroristas a uma autoridade ou governo e até mesmo contra uma população.

Quando julgamos estarmos “em paz” ocorrem ataques de homens/mulheres-bomba, que circulam entre as vítimas para fazer estrago entre as populações. A guerra de guerrilhas e o terror se iniciaram durante a Segunda Guerra Mundial, através de Hitler e Stalin. São inúmeros os estudos que definem a palavra terrorismo e percebe-se que de acordo com cada contexto, seja ele histórico, geográfico, político ou social, o entendimento é visto de forma diferenciada.

No livro O Segredo de Gênesis este assunto também está fortemente presente, pois o terrorismo marcou a vida de Rob Luttrell. O jornalista passou por um grande susto ao presenciar um atentado. Leia o livro e conheça esse grande trauma e como nosso herói vive com ele!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Rob Luttrell e o jornalismo investigativo



A reportagem investigativa realizada pelo correspondente de guerra Rob Luttrell foi crucial para desvendar o mistério em torno do segredo do gênesis. Foi através dela que os envolvidos conseguiram um norte para a solução dos crimes narrados na história. A reportagem investigativa não deve ser feita de forma isolada, por isso o jornalista conta com o apoio de profissionais de outras áreas, como arqueólogos, geólogos e policiais.

Para embasar este tipo de reportagem, vale apresentar alguns trechos do livro Anatomia da Reportagem do repórter especial da Folha de S. Paulo Frederico Vasconcelos. O jornalista apresenta alguns itens fundamentais a uma boa investigação.

•Devem ser constatados os riscos envolvidos e que seja assegurada à retaguarda jurídica para garantir ao repórter o exercício tranqüilo de seu trabalho.

•As contestações devem ser evitadas, por isso uma boa apuração é fundamental.

•Ao tomar conhecimento de algum fato que mereça investigação, o jornalista deve procurar, antes de sair a campo, levantar todas as informações possíveis sobre o fato. Deve saber os eventuais interesses de quem está sugerindo a reportagem e avaliar se há interesse público no que será investigado.

•O jornalista não pode depender de uma única fonte. Mesmo confiando plenamente no seu informante, é saudável ouvir a opinião de outras pessoas de confiança, se possível.

•É recomendável pesquisar em outras publicações sobre os personagens centrais. Os casos apurados geralmente têm ramificações.

Leia mais clicando aqui.


Uma reportagem deve então ser bem apurada, equilibrada e feita mediante todo cuidado. O jornalista é o responsável por tudo o que apresentar. Este é o grande desafio de Rob Luttrell, investigar e auxiliar toda uma equipe especializada para desvendar crimes e segredos de um mistério de 10 mil anos de idade.

Leia O Segredo do Gênesis e fique a par do trabalho desta grande equipe!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sobre a Arqueologia



Esta disciplina científica tem o objetivo de estudar as culturas e o modo de viver do passado, através de análises de vestígios materiais. Trata-se de uma ciência social que analisa as sociedades extintas. Para tanto, buscam-se restos materiais que sofreram intervenções, tanto do meio ambiente, quanto do ser humano.

A palavra arqueologia significa arque, que é, em grego, o mesmo que antigo ou poder; e logos, que se traduz em ciência, estudo. Os primeiros arqueólogos definiam a arqueologia como um estudo sistemático dos restos materiais da vida humana já desaparecida. Outra linha de pensamento prioriza o aspecto psicológico e a define como a reconstrução da vida dos povos. Existem lugares que atrelam esta disciplina à antropologia e focaliza o lado do estudo das culturas humanas.

De uma forma ou de outra, o arqueólogo Franz Breitner e sua assistente Christine Meyer utilizam seus conhecimentos para tentar desvendar grandes enigmas que serão cruciais para descobrir a autoria de macabros assassinatos. Leia esta enigmática história, que mescla conhecimentos de todas as áreas, na busca para descobrir qual é o Segredo do Gênesis.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sobre a Scotland Yard



Este nome é derivado da antiga localização da Scotland Yard na Great Scotland Yard, uma rua situada em Whitehall. No entanto, existe uma hipótese de que este tenha sido o local onde se reuniam reis da Escócia, em missões diplomáticas, antes da união entre a Escócia e a Inglaterra, em 1707. Outra versão apresenta o fato de que a edificação pertencia a um homem de nome Scott, durante a Época Medieval.

Trata-se de nada mais, nada menos, que a sede central e o quartel general da Polícia Metropolitana ou a Polícia Judiciária de Londres (Metropolitan Police Service). No entorno da sede muitas construções de grande relevância se instalaram, tais como prédios governamentais e moradias de renomados arquitetos, como Inigo Jones e Christopher Wren.

Conhecida amplamente na literatura e no cinema, a Scotland Yard é famosa por investigar grandes assassinatos. Tom Knox apresenta uma história em que esta organização assume grande importância. É então que o inspetor Forrester, membro da polícia judiciária de Londres, acaba tendo seu destino intercalado ao do correspondente de guerra Rob Luttrell e ao da arqueóloga Christine Meyer, enquanto tenta compreender o motivo de tantos assassinatos. E tudo isso pode estar relacionado ao Segredo do Gênesis que precisa ser desvendado para solucionar os casos. Leia o livro e conheça este grande enigma que ficou guardado por muitos séculos.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Já está nas livrarias!

Hoje, dia 12 de julho, O Segredo do Gênesis chega às livrarias de todo o país!



Agora você já pode matar sua ansiedade e conhecer essa emocionante aventura em busca de um segredo que tem mais de 10 mil anos de idade. Junte-se ao jornalista Rob Luttrelle e aos arqueólogos Christine Meyer e Franz Breitner e desvende você também esse mistério.

Corra e compre já o seu!

Fique por dentro de nossas redes sociais para saber de tudo sobre o livro e ficar por dentro das promoções!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O misterioso templo Gobekli Tepe

Esta construção muito antiga e enigmática é o ponto central da trama de “O Segredo do Gênesis”. O nome Gobekli Tepe significa “monte com barriga” ou “monte com umbigo”, em turco. Fica a nordeste da cidade de Sanliurfa, no Oriente Médio, bem no meio do deserto e perto da fronteira com a Síria. E é para lá que vai nosso herói, Rob Luttrell, para fazer uma matéria sobre o templo após cobrir a guerra do Iraque.

Este templo fantástico foi erguido por nômades, que viviam da caça e da coleta, por volta do ano 10.000 a.C. Há quem diga por aí que Gobekli pode ter sido o próprio Jardim do Éden!

Tudo indica que era um lugar de culto (o mais antigo já descoberto pelo homem). E como Rob observou, o complexo é formado por diversos pilares em forma de T, todos com desenhos de animais esculpidos: leões, touros, raposas, pássaros, cobras, aranhas, diversos insetos, etc. E é com o arqueólogo Franz Breitner e sua assistente, Christine Meyer, que o jornalista de Londres aprenderá muito mais sobre Gobekli Tepe.



E aí, quer saber mais sobre este grande mistério da humanidade? É só continuar acessando o blog e interagindo nas nossas redes sociais!

Dia 12 de julho, próxima segunda, “O Segredo do Gênesis” estará disponível nas livrarias de todo o Brasil e você poderá acompanhar Rob Luttrell desvendando este enigma!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Conheça o protagonista

Rob Luttrell é um correspondente internacional que trabalha para o mundialmente famoso jornal Times. Ele nasceu nos Estados Unidos, mas com 10 anos se mudou para Londres, na Inglaterra. Na casa dos 30 anos, divorciado e sempre com saudades de sua filha, que ele vê muito pouco, Rob está em Bagdá cobrindo a guerra do Iraque, quando recebe um telefonema de seu chefe pedindo que ele vá para o Curdistão Turco.

Trata-se de um lugar coberto de mistérios onde está escavado o templo Gobekli Tepe, que foi, por motivos nebulosos, enterrado propositalmente há milhares de anos. Lá ele descobre que a história que deveria escrever é muito mais complexa do que o imaginado. Após uma série de eventos misteriosos, ele se deixa guiar por seu instinto jornalístico e resolve ficar por lá para descobrir aquilo que pode mudar para sempre a história da humanidade.

Dia 12, O Segredo do Gênesis estará nas melhores livrarias e você poderá acompanhar a história deste fantástico jornalista!

terça-feira, 6 de julho de 2010

O Segredo do Gênesis nas redes

O livro escrito por Tom Knox, pseudônimo do jornalista Sean Thomas, está angariando fãs por toda parte. O sucesso desta surpreendente história se espalha também na internet e invade agora as redes sociais. Você está convidado a interagir com esta misteriosa história no universo web e a desvendar grandes enigmas!



segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sobre o autor



Tom Knox é um pseudônimo usado por Sean Thomas. O jornalista Sean Thomas nasceu em Devon, na Inglaterra em 1963. Como profissional atuou como colaborador do The Times, The Guardian e Daily Mail.

Atualmente ele escreve para os jornais The Sunday Telegraph, The Guardian e The Daily Mail. O jornalista já publicou três romances e desenvolveu ainda uma série de pesquisas que visavam investigar a complexidade da internet. O livro O Segredo de Gênesis está fazendo grande sucesso pelo mundo. É uma aposta para pontuar a lista dos mais vendidos.

No dia 12 de julho, “O Segredo do Gênesis” estará disponível nas livrarias!